A Capela da Nossa Senhora da Piedade, antiga Ermida de Nossa Senhora do Monte, eleva-se, imponente e singela, no topo de uma colina, bem de frente para o Castelo de Tomar e para o Convento de Cristo.
A data de construção da Capela da Nossa Senhora da Piedade remonta ao século XIV, tendo sido mandada erigir em 1387 por Martim Vasques Vilela, Alcaide de Óbidos, em homenagem à santa padroeira da vila.
A Capela da Nossa Senhora da Piedade foi posteriormente restaurada e modificada no século XVII, mais precisamente no ano de 1613, por ordem do juiz do povo Bernardo Ortiz Ochoa. Este templo apresenta vários elementos de estilo gótico, articulados com elementos de estilo maneirista, resultantes das intervenções ulteriores.
O interior da Capela é amplo e a estátua da Virgem, a quem são atribuídos inúmeros milagres, destaca-se no altar de talha rústica. As paredes são decoradas com azulejos de padrão geométrico, azuis e brancos, do século XVII. No exterior, destaque para o portal em ogiva, precedido por um alpendre sustentado por sóbrias colunas toscanas.
O acesso ao santuário faz-se através de uma incrível escadaria de 292 degraus, construídos entre 1846 e 1862, que conduzem ao largo da Capela. Este escadório veio facilitar bastante a subida dos devotos até à Ermida. Entre os degraus, 20 agradáveis patamares permitem uma pequena pausa e merecido descanso dos fiéis.
O culto celebra-se no primeiro fim de semana de setembro, em Tomar. O Círio de Nossa Senhora da Piedade é uma festa de cariz religioso em que a imagem da Virgem da Piedade é devotamente transportada até à Capela, numa procissão que se estende por cerca de dois quilómetros, que parte da cidade e leva os fiéis até ao cimo do monte, onde é celebrada uma missa campal e de onde se desfruta de uma vista panorâmica sobre a cidade.
Horário:
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00.
Encerra: Segunda-feira