A Capela de São Gregório situa-se em Tomar, no início da Estrada do Prado. É um pequeno santuário de construção quinhentista, planta central e estrutura octogonal no corpo principal do templo, rematada por uma cúpula de estilo renascentista. A nave é coroada no topo por um bonito varandim, com remates nos vértices do octógono. Já a cobertura da cúpula termina ao centro com um cata-vento com uma cruz. Junto da capela-mor, encontra-se uma sacristia de planta retangular.
Esta Capela é dedicada a São Gregório de Nazianzo, importante teólogo e escritor cristão do século IV, de extremo relevo para o mundo cristão, na medida em que foi um dos teólogos que provou a divindade de Jesus Cristo. Oriundo de perto de Nazianzo, no sudoeste da Capadócia, é também conhecido como Gregório, o Teólogo, tendo tido uma contribuição decisiva para a elaboração e disseminação da teologia trinitária. A sua obra assume uma importância de tal ordem que continua a exercer influência sobre muitos teóricos religiosos da atualidade.
A fachada é semicircundada por um alpendre ou galilé que protege a entrada da Capela e que está assente sobre sóbrias colunas toscanas de fuste liso. No exterior, destaque para a porta principal, ornamentada com expressivos elementos manuelinos, idênticos aos da famosa janela da Sala do Capítulo do Convento de Cristo.
As paredes da nave da Capela, de ambos os lados, são decoradas por magníficos painéis de azulejos setecentistas, de cor azul e branca, vindos do Convento das Trinas de Lisboa, em que estão representadas cenas da vida de São Gregório. Um dos painéis representa a celebração de uma missa e o outro uma reunião conciliar. Na capela-mor, destaque para os azulejos de padrão geométrico. No interior, ao fundo, o altar é simples e singelo. É encimado por três nichos e apresenta, ao centro, a imagem de São Gregório, o santo padroeiro.
Horário:
Temporariamente encerrada.