Clique para iniciar a sua Visita 3D
Fernando Lopes-Graça foi um célebre compositor, maestro e musicólogo português, uma personalidade de relevo que marcou profundamente a cultura portuguesa do século XX. Nasceu em Tomar no dia 17 de dezembro de 1906, no nº 25 da Rua Dr. Joaquim Jacinto. Em homenagem ao filho da terra, foi aqui inaugurada, no ano de 2008, a Casa Memória Lopes-Graça, no local onde o compositor nasceu.
A Casa Memória funciona como um centro documental e artístico, onde podemos ficar a conhecer melhor a vida e obra deste extraordinário compositor e intelectual português. Na Casa, estão em exposição uma série de objetos pessoais de Lopes-Graça, entre os quais a sua certidão de nascimento, partituras e peças musicais, que testemunham a sua vastíssima obra artística musical. Aqui, os visitantes podem ler livros, consultar documentação e ouvir música.
A relação de Fernando Lopes-Graça com a sua cidade natal é especial. Foi em Tomar que, aos 14 anos de idade, Lopes-Graça começou a trabalhar como pianista no Cine-Teatro da cidade, fazendo já ele próprio os arranjos dos temas que interpretava.
Para além de ter desenvolvido uma sólida carreira musical, Lopes-Graça sempre foi um intelectual opositor do regime fascista e autoritário vigente em Portugal até 1974. Foi por isso alvo de repressão por parte do regime, tendo mesmo chegado a ser preso pela polícia política e chegou a partir para o exílio, em França. A situação chegou a um ponto tal que, nos anos 50, as orquestras nacionais foram proibidas de interpretar as obras do compositor.
Fernando Lopes-Graça é autor de uma rica obra literária com reflexões importantes sobre a música portuguesa e autor de uma obra musical de qualidade ímpar. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada. Faleceu na Parede (Cascais) em 1994.
A casa natal de Fernando Lopes-Graça foi doada à Câmara Municipal de Tomar pelo seu último proprietário, Rui Manuel Dias Costa.
VISITE O BLOG
Horário:
- verão (abril a setembro): quarta-feira a domingo, 14h00 às 18h00
- inverno (outubro a março): quarta-feira a domingo, das 14h00 às 17h00
Encerrado nos dias: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.